Asteroide maior que Cristo Redentor se aproxima da Terra nesta quinta-feira

Um asteroide pelo menos nove vezes maior que Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, se aproximará da Terra nesta quinta-feira (28), informou a Nasa. A rocha espacial tem diâmetro estimado entre 350 e 780 metros, enquanto o monumento carioca mede 38 metros.

Chamado de 418135 (2008 AG33), o asteroide ficará mais próximo da órbita terrestre com uma velocidade de 37,4 mil km/h. Na prática, contudo, o objeto ainda passará longe de nós — e sem nenhum risco de impacto. Em seu ponto mais próximo, a rocha chegará a cerca de 3,2 milhões de quilômetros da Terra, ou seja, cerca de oito vezes a distância entre nós e a Lua.

Os cientistas consideram isso “perto”, pois levam em conta os padrões astronômicos de observação. Logo, a Nasa incluiu 418135 (2008 AG33) em sua lista de Objetos Próximos à Terra (da sigla NEOs, em inglês). Essa listagem apresenta qualquer objeto espacial que se aproxime a pelo menos 193 milhões de quilômetros do planeta, classificando como “potencialmente perigoso” aqueles a menos de 7,5 milhões de quilômetros.

Fonte: Revista Galileu