Astronauta presa no espaço posa junto a robô polvo na Estação Espacial

No mês passado, uma demonstração do robô Astrobee aconteceu a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), com a ajuda da astronauta Sunita Williams, que está presa no local desde que sua nave, a Starliner, da Boeing, apresentou problemas que comprometeram o retorno à Terra. Imagens do evento foram publicadas esta semana pela Nasa.

A fotografia mostra Williams imitando a posição dos braços flexíveis do robô, que lembram os tentáculos de um polvo, e foram projetados para conduzir processos de manutenção de satélites e gerenciamento de detritos espaciais. Astrobee é um dos três sistemas robóticos em forma de cubo e voo livre desenvolvidos para auxiliar os cientistas no posto espacial.

Tecnologia REACCH
Como destacou o site Space.com, os relatórios afirmam que a demonstração desses curiosos membros integra recursos robóticos avançados para aprimorar as operações espaciais.

Chamados de braços responsivos e envolventes para cuidados e manuseio de cativos (REACCH), eles são equipados com almofadas adesivas, projetadas para imitar a capacidade de uma lagartixa de se agarrar a superfícies.

Para além de testar como os tentáculos se comportariam no ambiente da estação espacial, a demonstração também tinha como objetivo estudar as interações entre os objetos flutuantes livres e o REECH em sua execução de capturas e realocações de forma segura e repetida.

“O desenvolvimento desta tecnologia robótica poderia aumentar a vida útil dos satélites e permitir a remoção de detritos espaciais”, escrevem os especialistas da Nasa, em comunicado.

Fonte: Revista Galileu