Astronautas da Nasa usam laser para enviar fotos de seus pets ao espaço

A Nasa enviou fotos e vídeos de pets para fora da Terra usando uma tecnologia inédita: um sistema de retransmissão a laser bidirecional de ponta a ponta. O material, que mostra animais de estimação dos próprios astronautas, viajou em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) no formato de links de comunicação a laser, a uma taxa de 1,2 gigabits (Gbs) por segundo.

Desde o início da exploração humana no espaço, as missões da Nasa dependem de comunicações de radiofrequência para enviar e receber dados. Só que fazer isso usando lasers, que utilizam luz infravermelha, pode ser mais eficiente do que as tradicionais ondas de rádio. Uma vez que possuem comprimento de onda mais restrito (as ondas de rádio têm uma banda maior), as comunicações ópticas conseguem incluir mais informações em um mesmo sinal – o que permite uma transferência de informação mais eficiente.

O exercício com as imagens dos pets serviu tanto para testar a nova técnica de rede quanto para demonstrar o potencial de transmissão permitido pelo programa Space Communications and Navigation (SCaN). “A campanha ilustra como a ferramenta e as novas tecnologias podem desempenhar um papel essencial para futuras missões de conhecimento e exploração”, explica Kevin Coggins, gerente do projeto em Washington, em comunicado da Nasa.

Fonte: Revista Galileu