Atraso no pagamento de bolsas da Capes causa protesto de estudantes

Cerca de 60 mil bolsistas em todo Brasil que atuam nos programas Pibid e Residência Pedagógica que auxiliam na formação prática de universitários em cursos de licenciatura estão sem receber pagamento. Só na UFRN são 618 bolsistas nos dois programas que também têm participantes em outras instituições aqui no estado como IFRN e UERN.

O atraso provoca desânimo e desmotivação nos bolsistas, uma vez que não há expectativa de quando o pagamento será feito. Além de gerar impacto nas atividades desenvolvidas nas escolas-parceiras, que podem ser interrompidas a curto prazo.

Os bolsistas dos programas só tiveram ciência da situação ao não receberem a bolsa do mês de setembro. Segundo nota da Capes, o atraso no pagamento tem por justificativa a necessidade de aprovação do PLN 17/2021 pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, que busca a recomposição orçamentária.

Diante do calote nas bolsas, os estudantes organizaram um movimento de protesto. Durante todo o dia de hoje, 21, farão manifestações nas redes sociais com hashtag #capespagueabolsapibideresidencia . Hoje (21), 21h às está marcada uma assembleia nacional que será transmitida pelo YouTube.

No dia 26 de outubro será o dia de Paralisação Nacional da Ciência, e o DCE da UFRN se somará ao protesto num ato marcado para às 14h30, no Recanto Estudantil da UFRN (setor 1).

O valor de cada bolsa é R$ 400,00.