Através da Semurb, prefeitura lança o novo site do Parque da Cidade interativo e de fácil navegação

Um site intuitivo e de fácil navegação. Este é o perfil do novo portal do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que tem por objetivo mostrar todo o potencial do equipamento, das belezas do lugar, dos cuidados que devemos ter ao visitar a unidade de conservação e dos trabalhos desenvolvidos pela equipe para manter a qualidade do local. A plataforma já está disponível no endereço: https://parquedacidade.natal.rn.gov.br/ 

No sítio estão disponíveis informações sobre a história do parque, sua fauna e flora, horários de funcionamento e acessos, mapas com a localização das trilhas pavimentadas e naturais e do zoneamento, como também as orientações necessárias para frequentar a área. Conta ainda com uma galeria de fotos que retrata as atividades realizadas no local, desde a sua criação.

Nele você vai encontrar de forma mais acessível, quais os trabalhos desenvolvidos na área de educação ambiental, de como funciona o manejo ambiental das áreas degradadas que são recuperadas e dos projetos existentes. E ainda, tudo sobre o Plano de Manejo, o marco legal da Unidade, suas normas e seu zoneamento.

No menu “Visite o Parque”, o internauta pode encontrar tudo que o equipamento oferece, como os locais para visitação, as atividades que são realizadas as orientações de como usufruir da área, além de mapas com indicação dos pontos de descanso com banheiros e percurso. Também a um espaço exclusivo para agendamentos tanto para grupos escolares para realização de atividades de educação ambiental, como também para um passeio pelas trilhas naturais, que pode ser realizada em grupo ou individualmente.

Além disso, temos a biblioteca, que conta com um acervo especializado em meio ambiente, urbanismo, história da cidade de Natal e ainda, livros infantojuvenis e títulos em braille. Seu funcionamento é de segunda a sexta, manhã e tarde. Lá também estão disponíveis de forma online uma série “Parque da Cidade em revista” publicadas pelo parque.

Há um local dedicado aos pesquisadores que realizam trabalhos científicos, oportunizando aqueles que trabalham com pesquisa a possibilidade de realizar estudos na área do parque. Para isso, foi disponibilizado o cadastro, que deve preceder de uma proposta. Segundo o chefe do setor de Manejo Ambiental e Pesquisas Cientificas (SMAPC), Luiz Augusto Correia, a ideia é criar um banco de dados de pesquisadores para que a gestão possa conhecer os trabalhos e suas fases e com isso, poder avaliar a viabilidade de execução das propostas de pesquisas submetidas à Unidade.

Para o secretário de Meio Ambiente e urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, o site tem o propósito de fazer com que o internauta tenha a experiência de ter o parque na palma da mão. “Navegar por ele(site) é entender porque a área deve ser conservada e protegida. O parque é um local importante para recarga do nosso aquífero, ou seja, toda a área serve como um filtro para água que vai para o nosso lençol e que consumimos. E ainda, é uma oportunidade de contemplar a natureza de uma forma digital, destaca Mesquita.

O local é uma oportunidade para curtir a natureza, praticar esportes e se divertir em família. Tem uma área de aproximadamente 154 hectares de muita natureza nativa de Mata Atlântica e Caatinga, você pode entrar gratuitamente e desfrutar de todas as opções de lazer que o Parque oferece.

O PARQUE

O Parque Natural Municipal da Cidade do Natal Dom Nivaldo Monte (Parque da Cidade) é a primeira Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do Município de Natal – RN, criada pelo Decreto Municipal nº 8.078/06 e ampliada pelos Decretos nº 8.608/08 e nº 11.446/2017. Integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), no grupo de UC de proteção integral, na categoria Parque Nacional conforme o Decreto Municipal nº 9.481, de 25 de agosto de 2011. Cujo objetivo básico é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, sendo o Parque, portanto, um espaço de contemplação, recreação, prática de esportes em contato com a natureza, de pesquisa científica e educação ambiental.

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a obra foi iniciada no final do ano de 2006 e inaugurada em 21 de julho de 2008. Seu nome foi uma homenagem a Dom Nivaldo Monte, Administrador Apostólico de Natal entre 1965-1967.