O submersível Titan, da OceanGate, teve uma implosão fatal em sua viagem inaugural em junho de 2023, matando todos os seus 5 tripulantes — incluindo o próprio CEO da empresa, Stockton Rush. O caso foi acompanhado internacionalmente.
O Channel 5, que é um canal de televisão britânico, criou um documentário a respeito da tragédia. Chamado de “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster” (Ou “Minuto por Minuto: O Desastre do Submersível Titan”, em português), ele está previsto para ser lançado no próximo dia 6 de março.
O trailer da produção, por sua vez, traz um curioso áudio registrado no dia do acidente. Na gravação, é possível ouvir batidas vindas das paredes do submersível em intervalos de 30 minutos. O detalhe mais interessante, porém, é a data do registro: de 20 de junho, o segundo dia de buscas (após a data da implosão).
Debate
O documentário também coloca em pauta a dúvida se esses ruídos são uma evidência de que ainda havia sobreviventes no interior do Titan àquele ponto, entrevistando especialistas para entender melhor a questão.
Além de falar sobre o desastre e as tentativas de resgate do submersível por diversas autoridades durante dias, a produção britânica se propõe a explorar o que aconteceu antes da catastrófica viagem ser iniciada.
Fonte: Revista Aventuras na História