Na noite desta quarta-feira (12), um áudio utilizado para simulações de emergência médica no espaço foi transmitido acidentalmente nos canais oficiais da Nasa, que acompanham ao vivo a Estação Espacial Internacional (ISS). A descrição de um quadro supostamente urgente de doença descompressiva em um dos astronautas durou cerca de oito minutos.
Mas se tratava de um alarme falso. Logo após a interrupção da transmissão, o perfil da ISS no X, antigo Twitter, explicou que o áudio era apenas de uma simulação para o treino de astronautas na Terra, não tendo qualquer relação com um caso real. A ISS ainda reiterou a integridade física de toda a sua tripulação, que inclui três cosmonautas russos e seis astronautas da Nasa (dois deles recém-chegados a bordo da nave Starliner, da Boeing).
“Este áudio foi inadvertidamente desviado de uma simulação em andamento onde membros da tripulação e equipes de terra treinam para vários cenários no espaço e não está relacionado a uma emergência real”, disse a publicação no X. “Os tripulantes da Estação Espacial Internacional estavam dormindo naquele momento. Todos permanecem saudáveis e seguros”.
Fonte: Revista Galileu