Aulas do Núcleo de Educação da Infância (UFRN) são adiadas para o dia 14 de fevereiro

O Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação (NEI-CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) adiou o início do ano letivo de 2022 em uma semana. Com a nova decisão, o retorno presencial dos alunos do 2ª ao 4º ano do ensino fundamental, que começaria no dia 7, só acontece na outra segunda-feira, 14. Já o Berçário 2 e Turma 1 só começam a funcionar no dia 21 de fevereiro.

A medida segue orientação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN) diante do novo cenário de insegurança sanitária vivenciado nas últimas semanas, causado pelas síndromes gripais e pela nova variante do coronavírus, responsável pela covid-19. Também foi observado o Ofício Circular n° 13/2022/Progesp/Reitoria/Consuni/UFRN, que restringe as atividades presenciais na Universidade até o dia 11. 

“Compreendemos e acolhemos a frustração das famílias, das crianças e dos docentes, mas vemos como uma medida necessária para o momento. Nesse sentido, o NEI-CAp cumprirá com os 200 dias letivos em 2022, realizando a posterior reposição desses dias”, informou a direção do NEI. 

Em relação ao retorno nas novas datas previstas, a diretora do Núcleo, professora Maristela de Oliveira, reforça que os procedimentos de segurança seguem o Protocolo de Biossegurança da UFRN, bem como a Instrução Normativa nº 03/2022, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFRN), que estabelece normas relativas ao retorno das atividades acadêmicas presenciais nos espaços da Universidade.

Entre as recomendações, está a obrigatoriedade do cumprimento do esquema vacinal completo contra a covid-19 em todos os casos preconizados pelos órgãos de saúde, bem como o uso obrigatório de máscara, cobrindo nariz e boca continuamente. Outras medidas, como uso de álcool gel e distanciamento mínimo, também são observadas.