Durante as últimas semanas de maio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para a tendência de aumento de casos de Covid 19 em todas as regiões do Brasil. Segundo informações do Infogripe, publicado em 26 de maio, a doença foi responsável por cerca de 48% dos registros de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG) durante esse período. Com relação ao número de mortes causadas pela SRAG, 84% são referentes ao novo coronavírus.
Para o Dr Luiz Werber-Bandeira, imunologista/alergista e docente do IDOMED (Instituto de Educação Médica), as máscaras já estão indicadas em São Paulo e deverão ser usadas em locais fechados, porém ele aponta que a vacina diminuiu a gravidade da doença e reforça que muitos brasileiros ainda precisam tomar a terceira dose. Os idosos acima de 60 anos também precisam ir aos postos para a quarta dose.
Ainda de acordo com o especialista, as crianças também devem usar máscaras em locais fechados e os pais, e/ou responsáveis, devem imunizar aquelas que já podem ser vacinadas. Com a chegada do inverno, os idosos também deveriam se proteger da Influenza, cuja doença pode trazer diversas complicações nas pessoas que já contam com uma certa idade.
Ainda segundo levantamento da Fiocruz, o Rio Grande do Norte é um dos 20 estados brasileiros que apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN) alertam para aumento de 117% no número de novos casos. Em abril, foram notificados 616 novos casos de Covid-19 na população potiguar, enquanto o mês de maio contabilizou 1338.