O governo da Áustria anunciou na quarta-feira (26/01) que a imposição de lockdown para as pessoas não vacinadas contra a covid-19, em vigor desde novembro, será encerrada na próxima semana. O chanceler austríaco Karl Nehammer afirmou que a medida não será mais necessária, uma vez que o país não está mais sob a ameaça de sobrecarga nas UTIs. Ele afirmou que o lockdown para os não vacinados foi uma “medida da qual muitas pessoas reclamaram, porém, inevitável por razões de política de saúde “.
No dia 1º de fevereiro, entra em vigor no país a vacinação obrigatória para os adultos – a primeira desse tipo a ser colocada em prática na Europa. As autoridades afirmam que a obrigatoriedade se tornou necessária em razão do índice de vacinação abaixo do ideal, e que isso evitará uma pressão maior sobre os hospitais.
Até agora, 75,4% da população austríaca possui ciclo vacinal completo – número superior ao da Alemanha (73,6%), onde o debate sobre a obrigatoriedade da imunização foi iniciado no Bundestag (Parlamento) nesta segunda-feira.