O Auxílio Brasil entrará em vigência a partir da próxima quarta-feira (17). O novo Bolsa Família concederá parcelas no valor de R$ 400, no entanto, o repasse do montante foi adiado devido a falta de recursos.
Desta forma, o pagamento referente ao mês de novembro será equivalente a R$ 220, representando um reajuste de 20% sobre o antigo valor disponibilizado no Bolsa Família. O Governo Federal ainda aguarda a aprovação definitiva da PEC dos Precatórios para cumprir o que foi prometido.
Além disso, vale ressaltar que na primeira distribuição o Ministério da Cidadania só irá contemplar as atuais 14,6 milhões de famílias, outrora atendidas pelo Bolsa Família. No entanto, a intenção é abrir espaço para mais 2,4 milhões de pessoas, totalizando cerca de 17 milhões.
De todo modo, para participar do novo programa é necessário estar ativamente inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O sistema servirá para identificação das famílias de baixa renda do Brasil. A inscrição deve ser realizada em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).