O Axé Natal, que começou na sexta-feira (14) e segue neste sábado (15), reedita a animação dos blocos de rua. A prévia do Carnaval de Natal e o movimento que celebra os 40 anos do Axé promoveu o reencontro de turmas e fãs de Netinho, Ricardo Chaves e Sergynho Pimenta que no passado puxaram os blocos Bikoka, Bicho e A Barca, aqui em Natal.
“É uma emoção muito grande ter a possibilidade de rever muitas pessoas que estiveram comigo desde quando fazia parte da banda Beijo”, ressaltou Netinho antes de dar início a sua apresentação pelas ruas do bairro de Petrópolis.
Em 1993 o cantor Ricardo Chaves animou o bloco Bicho na mesma Praça Cívica em que se apresentou na noite de sexta-feira(14). “O que eu sentia falta nos últimos anos era isso, era estar perto do folião de rua. Era dar voltas pela praça e encontrar com a pipoca. E pela dinâmica do evento indoor isso não se permitiu mais. Eu digo e repito que tenho o enorme prazer de participar do Carnatal, de uma outra maneira, pois o Carnatal é o evento. Mas o bicho é uma legião. É Bicho solto. É bicho raiz. É o Bicho que era Tik Tok nos anos 90. Quando a juventude nem sabia o que era Tik Tok. Ninguém sabia. Mas os tios de vocês, os pais de vocês, já antigamente, quando o bicho passava, fazia inúmeras coreografias que hoje seriam recordistas no TikTok”, explicou Ricardo Chaves, que ainda rendeu homenagem ao Tio Branco, tradicional folião do bloco. “Batizei o circuito de Tio Branco, personagem mais representativo da história dos blocos de rua de Natal. Ele merece este presente”, disse.




Para Sergynho Pimenta, atração do bloco A Barca, fazer parte do Axé Natal possibilitou ativar o modo afetivo do encontro familiar onde pais, mães e filhos, puderam participar juntos de uma noite de Carnaval no mesmo espaço, vivendo as mesmas emoções.
Para Alexandre Tawfic, diretor geral do evento, a primeira edição do Axé Natal surpreende pela aceitação do público. “Temos blocos com 3 mil foliões. O Bicho esgotou. Os camarotes lotaram. Todos os blocos cheios. Tivemos perto de 20 mil pessoas, incluindo o entorno da praça Cívica. Gratidão. O folião entendeu o evento e comprou a idéia”, disse.
Depois da passagem dos blocos pelo corretor da folia a festa não acabou não. No trio, o É o Tchan ainda segurou a multidão no cruzamento da rua Trairi com a avenida Prudente de Morais até 2h, deste sábado (15). E logo mais a programação continua com o bloco para crianças ao som de Xameguinho com Mara Dias e Léo Megga, 17h30, tendo na sequência o bloco Grafitheiros por Amor, a partir das 20h.
No Palco Pipoca terá as apresentações da Banda Pretta, Afrobeat e Igor Karuzo. Já no Corredor da Folia, após a passagem dos blocos tem show do Olodum para encerrar a noite com chave de ouro.
O evento é uma realização da Tawfic Produções, com o apoio do Governo do Estado, Lei Câmara Cascudo, Prefeitura do Natal, Alares e Comjol.
Mais informações na rede social @axenatal.oficial