Bactéria que vive na boca humana pode se replicar em 14 células de uma só vez

Cientistas descobriram que as bactérias Corynebacterium matruchoti, que vivem na placa dental que se acumula na boca humana, fazem um processo raro de divisão celular, chamado fissão múltipla. Esse processo permite que elas se repliquem em 14 células de uma vez — ao contrário da maioria das bactérias, que se dividem em duas.

A informação aparece em um estudo Marine Biological Laboratory (MBL), e do Instituto ADA Forsyth, dois centros de pesquisas dos Estados Unidos. A pesquisa que fala mais sobre a descoberta foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

A boca humana abriga mais de 500 espécies de bactérias, que se estruturam de forma diferente umas das outras. Certas delas vivem em comunidades denominadas biofilmes — como é o caso da Corynebacterium matruchoti, que cresce nas placas dentárias. Uma das suas formas reprodutivas é por meio da divisão celular, em que uma célula-mãe origina duas células-filhas.

Um novo estudo analisou a divisão celular feita pelas bactérias Corynebacterium matruchoti que conseguem, em uma única vez, se dividir em 14 células diferentes, a depender do tamanho original da célula-mãe.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial