Bahia emite alerta sobre sementes misteriosas em encomendas da China

Um “brinde” misterioso vem acompanhando pacotes de compras feitas por brasileiros em sites da China. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu um alerta de preocupação sobre a situação, e a advertência foi reforçada ontem (28), pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Segundo os órgãos, sementes não identificadas e que não foram solicitadas pelos clientes têm chegado junto com as encomendas. 

O ministério fez um pedido para que os cidadãos não abram os pacotinhos de sementes, não tentem plantá-las e nem mesmo jogue no lixo. O alerta vale para recebimento de grãos que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China. O Mapa já teve relatos e registros de recebimento em oito estados, incluindo a Bahia. O material chegou também em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Até o momento, 36 pacotes foram recebidos, conforme acompanhamento do Mapa.

O ministério explica que o problema é que a importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou que já estão erradicadas no país, além de poder devastar plantações. 

Fonte: Correio 24 Horas