Bala de chumbo com inscrição do nome de Júlio César é encontrada na Espanha

Uma bala feita de chumbo e inscrita com o nome do imperador romano Júlio César foi descoberta em um campo agrícola na cidade de Montilla, em Andaluzia, na Espanha. As informações foram divulgadas em estudo publicado no periódico Zephyrus. Segundo o site italiano STILEarte, a bala de pouco mais de 70 gramas mede 4,5 centímetros de comprimento, 2 de largura e 1,7 de altura. O nome de César aparece abreviado como “CAES”(ar), juntamente com o nome do local “IPSCA”, uma cidade romana que ficava na fronteira do que é agora o território de Baena, a 19km de Montilla.

Os campos de Montilla provavelmente foram o cenário da Batalha de Munda, o terrível confronto final da segunda guerra civil da República Romana, que trouxe Júlio César contra os filhos de Pompeu, em 45 a.C. Os exércitos cesarianos saíram vencedores do conflito. A inscrição do nome do município na bala de chumbo sugere que a cidade “IPSCA” havia escolhido um lado, se alinhando abertamente com César durante a guerra civil. Acredita-se que o local tenha produzido munições para o tirano, destacando isso publicamente nos projéteis.

A descoberta da bala foi conduzida por Javier Moralejo e Jesúss Robles da Universidade Autônoma de Madrid, junto com Antonio Moreno do Museu Arqueológico de Cabra e José Antonio Morena do Museu Histórico de Baena. De acordo com o Heritage Daily, o objeto foi disparado com uma espécie de estilingue acionado manualmente com um pequeno berço ou bolsa no meio de duas cordas de retenção. A origem da arma pode remontar ao período do Paleolítico Superior.

Fonte: Revista GALILEU