Pelo menos 78 pessoas morreram após um barco de pesca que transportava migrantes naufragar ao sul do litoral da Grécia nesta quarta-feira (14/06), anunciou a guarda costeira grega. Acredita-se que o barco transportava até 400 pessoas que haviam saído da região do porto líbio de Tobruk e tentavam chegar à Itália. A maior parte delas vinha do Egito, da Síria e do Paquistão, segundo as autoridades gregas. A tragédia ocorreu a cerca de 75 quilômetros a sudoeste do Peloponeso, no sul da Grécia, quando havia ventos fortes na região e a embarcação virou.
O incidente é o mais mortal deste ano registrado pelas autoridades gregas, e um dos piores na Europa. Em fevereiro, 96 pessoas morreram quando um barco de madeira levando migrantes chocou-se com pedras na costa da Calábria, na Itália, durante uma tempestade.
Uma operação de busca e resgate está em andamento, e 104 pessoas já foram retiradas com vida do mar e levadas para a cidade grega de Kalamata, onde receberam roupas secas e atendimento médico em abrigos montados por serviços de ambulância e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Quatro pessoas foram hospitalizadas com sintomas de hipotermia.
Fonte: DW Brasil