O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), decidiu suspender por dez minutos a sessão desta quinta-feira (20) após senadores iniciarem discussão sobre a distribuição de cloroquina nos estados e municípios e sobre a existência de um gabinete paralelo no governo.
Logo no início de sua fala, o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou vídeos em que governadores de oposição ao governo, como Flavio Dino, do Maranhão, e João Doria, de São Paulo, falavam sobre a distribuição de cloroquina aos hospitais. Os vídeos, porém, são antigos e foram gravados no início da pandemia, quando ainda não havia o conhecimento de que o remédio era ineficaz para o combate à Covid-19.
Também foram apresentados vídeos em que aparece o governador de Alagoas, Renan Filho, falando que o estado iria deixar a cloroquina à disposição do uso médico. O governador de Alagoas é filho do relator da CPI, senador Renan Calheiros. O ato do senador governista provocou reação entre os membros da CPI.
“Isso foi em março de 2020. A ciência evolui. Aqueles que acreditam na ciência sabem que ela evolui”, afirmou o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM). “O Maranhão é o estado que tem a menor quantidade de mortes por habitantes. De fato o vídeo é de março de 2020”, afirmou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse que a ciência evolui e que, em março de 2020, a compreensão que se tinha sobre a cloroquina é diferente da de agora.
Fonte: G1