Por Fefito (Colunista do UOL)
Muito se especulou nas redes sociais sobre a razão de a Globo ter levado ao ar um longo intervalo comercial logo após a eliminação de Karol Conka no “BBB 21” e antes que a cantora encontrasse Tiago Leifert, no estúdio. Entre as teses mais populares figurava a possibilidade de a emissora ter promovido uma conversa com a participante para minimizar os estragos à sua imagem. Procurada pela coluna de Mauricio Stycer, a emissora negou que o espaço publicitário tenha servido para ajudar a Karol.
Em conversa com pessoas ligadas à produção do “BBB” e publicidade da Globo, a coluna apurou que a decisão foi tomada pelo departamento comercial e comunicada à direção do reality show por volta das 17h. A razão é simples: foi necessário abrir um terceiro intervalo por causa da alta demanda e diluir anunciantes que entraram de última hora.
Para se ter uma ideia, a expectativa pela eliminação da cantora era tamanho que a Globo vendeu todos os espaços de mídia nacional, regional e local. Até mesmo as afiliadas chegaram a pressionar por mais espaço publicitário na grade da emissora durante o programa. Embora não houvesse justificativa para que os comerciais fossem ao ar logo após a eliminação, fica claro que a atenção seria maior nesse período, portanto, a chance de faturar mais se apresentou.
Karol Conka moveu tanto o mercado da propaganda que até mesmo o “Mais Você” abriu mais um intervalo nesta quarta-feira (24). Tamanho esforço do departamento comercial da Globo compensou. A eliminação da cantora do “BBB 21” rendeu a maior audiência do reality nos últimos dez anos e o maior índice do “Mais Você” desde novembro.