O irreverente Bloco das Kengas realiza seu tradicional desfile no próximo domingo (2) celebrando seus 42 anos. A concentração começa a partir das 15h no Bardallo’s Comida & Arte com muito frevo com a Orquestra do Papão.
Criado em 1983 por um grupo de amigos, o Bloco das Kengas teve seu início em frente à Broadway, uma boate gay pioneira na cidade, localizada na Rua Felipe Camarão. Vestidos de forma extravagente e acompanhados por uma banda, o grupo desfilava pela rua Vigário Bartolomeu, atraindo uma multidão e causando um grande impacto na imprensa local.Quarenta e dois anos depois, o bloco continua fazendo história, sendo um espaço de expressões artísticas e acolhimento para todas as pessoas.
“O domingo das Kengas é uma emoção por si só. Há mais de 40 anos, transmitimos nossa mensagem de alegria, purpurina e respeito pelas ruas, e convidamos a todos para celebrar essa história, e dessa vez com um diferencial: celebrando também a potência da cultura potiguar com uma programação artística somente com artistas da cidade”, convida o carnavalesco Lula Belmont, criador do bloco.
Lula Belmont destaca a alegria de celebrar mais um carnaval: “É uma imensa satisfação festejar novamente a resistência. Estamos chegando trazendo o tema ‘Nas asas da irreverência’, que traduz bem a essência do bloco. Vamos nos fantasiar e mostrar nossa toda o nosso atrevimento”, convida o carnavalesco.
A partir das 15h, o público é convidado a se reunir no Bardallo’s Comida & Arte para a concentração com a Orquestra do Papão. Os foliões irão seguir pelas ruas da Cidade Alta até o palco do Centro Histórico, espalhando alegria e purpurina por onde passam. Às 16h30, o DJ Samir assume as picapes para agitar a galera, e logo em seguida, a Orquestra do Papão e o cantor Will prometem colocar todos para dançar e frevar.
Às 18h, a drag Jarita Night And Day e Gergers comandam tradicional Desfile das Kengas, que vai eleger a Kenga 2025 e prestar uma homenagem à madrinha do ano, a produtora cultural, curadora e musicista Ana Morena. Em seguida, o Dj Sogos anima o público e em seguida, q Orquestra Greiosa toma conta do palco, garantindo um show contagiante e dançante, com a participação especial de Felipe Cordeiro. A programação chega ao seu grandioso encerramento no palco com Potyguara Bardo, que finaliza as apresentações e, em seguida, lidera um cortejo até o Bardallo’s, onde acontece o after-party animado.
O Bloco das Kengas conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal e Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte). Apoio Cultural do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Pitú, Bardallo’s Comida & Arte, La Vedette Deluxe, Calígula – Pizzaria e Restaurante e Deputada estadual Divaneide Basílio. Mais informações através do perfil no Instagram: @kengas_natalrn ou pelo telefone 988263889.
Sobre a madrinha Ana Morena
Produtora cultural, curadora e musicista. Sócia e idealizadora do DoSol que envolve selo, estúdio, produtora de vídeo e realizadora de vários projetos, como o Festival DoSol, o Pôr do som e a Incubadora DoSol. É baixista das bandas Camarones Orquestra Guitarrística, Fortunato e os Jovens de Ontem e Orquestra Greiosa. Entre 2021 e 2023, foi presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e em 2021 foi vencedora do prêmio Womens Music Event como profissional do ano.
SERVIÇO:
Desfile das Kengas
Concentração: Bardallo’s Comida & Arte – R. Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta
Horário: a partir das 15h
Palco: Praça 7 de Setembro, em frente ao Palácio da Cultura.
Data: 2 de fevereiro
Acesso gratuito