O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, anunciou na última sexta-feira (13), apoio financeiro de R$ 185 milhões para investimentos no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, de São Gonçalo do Amarante. O anúncio contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e do CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse.
Mercadante afirmou que os investimentos no aeroporto são importantes tanto para a movimentação de turistas quanto para o transporte de cargas. “Ele tem uma vantagem competitiva muito importante, que é a localização logística, a proximidade da Europa, ou seja, da União Europeia, que é um foco turístico e de negócios. Inclusive, nós acabamos de assinar um acordo entre o Mercosul e a União Europeia, consolidando nesse acordo o fluxo de comércio entre as duas regiões, que deve crescer muito. Nós temos estruturas do governo federal que provavelmente virão para cá, isso vai fortalecer a perspectiva de movimentação de carga do aeroporto, e também o potencial turístico”, disse o presidente do banco.
Mercadante lembrou que o governo do presidente Lula conseguiu destravar um acordo comercial que estava há 25 anos parado entre a União Europeia e o Mercosul. “Isso significa mais exportação e mais emprego”, disse Mercadante, enfatizando o papel importante do aeroporto na logística, no transporte de cargas e também no turismo.
O Rio Grande do Norte tem recebido 2,3 milhões de turistas por ano, e com os investimentos, a expectativa é dobrar esse número ao longo do prazo de concessão do aeroporto.
A governadora Fátima Bezerra enfatizou que o turismo é fundamental para o estado. “Ele representa quase 10% do PIB do Rio Grande do Norte. Então, esse financiamento é muito desejável, porque esse aeroporto mobiliza hoje cerca de 2,3 milhões de passageiros, mas tem capacidade para até 6 milhões. Assim como também o perfil dele para a movimentação de cargas”.
Fátima Bezerra acrescentou que é um trabalho conjunto e de várias frentes, pois “essa parceria se soma a outra parceria com o governo federal, que nós anunciamos recentemente, que é o PATI, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional. São mais 63 milhões de reais que o governo federal está destinando via o Ministério de Portos e Aeroportos, Turismo e Embratur, com foco no Nordeste, voltado para a promoção dos destinos turísticos do Nordeste”, considerando que o aeroporto é um dos principais equipamentos para alavancar a economia do Rio Grande do Norte.
A governadora aproveitou a oportunidade para anunciar que o governo do estado, em tratativas com a Zurich, tem a expectativa de mais um voo internacional chegando no Rio Grande do Norte em 2025, que é o voo direto Natal-Chile.
“O governo do estado tem avançado na nossa parte de promoção, de divulgação. A Zurich chegou como uma grande parceira do governo do estado, inclusive no diálogo com as companhias aéreas, de forma que nós possamos atrair novos voos, novas rotas para impulsionar o nosso turismo, tanto no mercado nacional, mas principalmente no mercado internacional”, conta Solange Portela, secretária estadual do Turismo, ressaltando que o Rio Grande do Norte é um destino atrativo, possui uma boa rede hoteleira e produtos turísticos de qualidade.
A nova concessionária do Aeroporto Internacional de Natal S.A., sociedade do grupo suíço Flughafen Zurich AG, que opera outros aeroportos no mundo, inclusive o de Zurique na Suíça, bem como aeroportos no Brasil e na América Latina, vai operar o terminal aeroportuário de Natal por 30 anos, após vitória no leilão de relicitação em 2023. Em 2024, a concessionária comprometeu R$ 23 milhões em melhorias na infraestrutura, segurança, área comercial, tecnologia da informação e experiência do passageiro. Segundo Ricardo Gesse, a expectativa é do investimento de 25 milhões de reais para 2025 e mais 22 milhões de reais para 2026.
A atração de rotas de cargas e passageiros, sobretudo internacionais, é parte do plano de negócios da concessionária, o que tende a impulsionar o turismo no Rio Grande do Norte. O desenvolvimento de novas frentes de atividade ocorre em parceria com o governo estadual. “Existe um trabalho muito constante com relação aos voos, com grande apoio do governo do estado, para a gente aumentar o número de voos”, afirma Gesse.
Além dos já citados, estiveram presentes o vice-governador Walter Alves; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva; Tereza Campelo, diretora Socioambiental do BNDES; Jaqueline Costa, superintendente dos Correios; Diego Barbosa, Inspetor da Receita Federal; João Maria, fiscal da ANVISA; Jean Valério, presidente do LIDE-RN; e os gestores do governo Gustavo Coelho (SIN), Guilherme Saldanha (SAPE), Cel. Francisco Araújo (SESED), Cel. Alarico Azevedo (PM-RN), Delegado Osmir Monte (PC-RN), Elan Ferreira (AGN), Marta Matos (FAPERN).