O Brasil assumiu o topo da lista de países com maior número diário de mortes, segundo a média móvel mais recente apurada pela plataforma internacional OWD. São números que traduzem a nossa tragédia. Na média de sete dias, até segunda-feira (21) retornamos ao nível de 2 mil mortes causadas pela Covid. O “Our World In Data” mostra que, com 2.060 óbitos, superamos a Índia no dia 20 de junho, e voltamos ao lugar mais alto desse triste ranking.
O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, professor da universidade americana de Duke, afirma que isso é resultado dos erros cometidos na condução da pandemia pelo governo federal.
“É basicamente uma sequência de erros crassos no manejo da entrada de variantes no Brasil pelos aeroportos internacionais, a falta de barreiras sanitárias nas rodovias para impedir o fluxo de pessoas infectadas para todo o pais, a falta de vacinas no momento certo. O governo federal ao negar a gravidade, ao não combater apropriadamente o espalhamento do vírus pelo país com medidas como lockdown e o isolamento social e uso de máscaras, basicamente definiu o destino do Brasil como pior manejo da pandemia no mundo”, afirmou.
Fonte: Globo