Falta de mão de obra e oferta de vagas nesta retomada econômica: a combinação na medida para quem sonhava em trabalhar em Portugal. E a reabertura foi impulso para os brasileiros. Muitos chegaram como turistas logo na primeira semana da volta dos voos não essenciais, desde 1º de setembro, e conseguiram trabalho.
A entrada como turista é um movimento comum dos brasileiros em Portugal. É possível permanecer nesta situação por 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo. Durante este período, os recém-chegados podem conseguir trabalho e entrar com o pedido de autorização de residência. Porém, o processo pode ser demorado, causar transtornos e, por isso, advogados e especialistas em imigração desaconselham a imigração desta maneira.
Mas é a realidade. Empresários consultados pelo Portugal Giro informaram que funcionários brasileiros recém-chegados como turistas foram contratados nesta nova onda de imigração. Diante da falta de mão de obra, vagas informadas em grupos de ajuda nas redes sociais têm sido ocupadas com frequência, o que demorava a acontecer.
Fonte: Jornal O Globo