Buraco negro está emitindo sinais de rádio que cientistas não conseguem explicar

Uma equipe internacional de pesquisadores foi capaz de identificar oscilações na frequência de rádio emitida por um pequeno buraco negro a cerca de 28 mil anos-luz da Terra. A descoberta pode ser a primeira evidência de atividade de um lançamento de jato de plasma altamente magnetizado. Os resultados foram publicados no último dia 26 de julho na revista Nature.

Nomeado GRS 1915+105, o objeto consiste em um buraco negro que se alimenta constatemente do material de uma estrela localizada em sua órbita. Esse sistema energético também é conhecido como “microquasar”, a versão reduzida de um quasar — corações galácticos extremamente brilhantes, milhões ou bilhões de vezes mais massivos que o Sol.

Foi utilizando o Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) que o grupo descobriu um sinal de oscilação quasi-periódica (QPO) na banda de rádio. “O peculiar sinal QPO tem um período aproximado de 0,2 segundo, ou uma frequência de cerca de 5 Hertz”, explica o líder do estudo, Wei Wang, em comunicado à imprensa.

Fonte: Revista GALILEU