Uma equipe internacional de pesquisadores foi capaz de identificar oscilações na frequência de rádio emitida por um pequeno buraco negro a cerca de 28 mil anos-luz da Terra. A descoberta pode ser a primeira evidência de atividade de um lançamento de jato de plasma altamente magnetizado. Os resultados foram publicados no último dia 26 de julho na revista Nature.
Nomeado GRS 1915+105, o objeto consiste em um buraco negro que se alimenta constatemente do material de uma estrela localizada em sua órbita. Esse sistema energético também é conhecido como “microquasar”, a versão reduzida de um quasar — corações galácticos extremamente brilhantes, milhões ou bilhões de vezes mais massivos que o Sol.
Foi utilizando o Telescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST) que o grupo descobriu um sinal de oscilação quasi-periódica (QPO) na banda de rádio. “O peculiar sinal QPO tem um período aproximado de 0,2 segundo, ou uma frequência de cerca de 5 Hertz”, explica o líder do estudo, Wei Wang, em comunicado à imprensa.
Fonte: Revista GALILEU