A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) propôs um reajuste de 71% na tarifa dos serviços de água e esgotos. O pedido foi feito à Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban) que abriu uma consulta pública para estudar a solicitação.
Se esse reajuste for estabelecido, a tarifa básica para o consumidor residencial médio saltará de R$ 39,99 para R$ 67,98. Porém, a Arsban sugeriu que o reajuste deve ser de apenas 1,22% aumentando em 49 centavos a tarifa.
O reajuste da tarifa deve acontecer todo ano, mas há dois anos não acontece na capital. “Além disso, a cada cinco anos há a revisão tarifária em que a companhia envia para a agência reguladora os dados, apontando o investimento que será feito nos serviços de esgotamento e de abastecimento e no plano de saneamento. Temos ainda os custos de manutenção de redes, de operação, de pessoal que entram nesses cálculos para definir quanto de reajuste é necessário”, explicou o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares.