Calendário espacial: agosto traz meteoros, “Super-Lua” e ocultação planetária

O mês de agosto traz um cardápio astronômico repleto de atrações para quem gosta de olhar para o céu. Para além da já costumeira chuva de meteoros Perseidas, teremos a Lua passando em frente ao planeta Saturno, e a primeira “Super-Lua” do ano. Portanto, não faltam motivos para sair à noite e se maravilhar com a beleza do Universo.

12 – Meteoros ao Norte
Esta é a noite dos meteoros Perseidas, originários da poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle. Esta é uma chuva de meteoros que favorece os observadores do hemisfério norte. Este ano, o pico da atividade acontece na madrugada do dia 12 de Agosto. Olhe para o norte uma hora antes do amanhecer. Quanto mais escuro o local da observação, melhor.

13 – Encontro em Escorpião
Nesta noite, a Lua crescente fica muito próxima da estrela gigante vermelha Antares, a mais brilhante da constelação do Escorpião.

19 – É noite de Lua Cheia
Agosto traz a primeira “Super-Lua” do ano. Este termo é usado quando a fase cheia ocorre um pouco antes ou depois da passagem do nosso satélite pelo perigeu, o ponto de sua órbita mais próxima da Terra. Apesar de não ter significância científica, não deixe de observar, pois a Lua Cheia é sempre linda!

20 – Esconde-esconde
Nas últimas horas da terça-feira, a Lua irá passar exatamente em frente ao planeta Saturno. O fenômeno conhecido como ocultação planetária poderá ser observado nos estados da região Centro-Oeste, Norte e Nordeste entre as 21:45 e 22:45

Fonte: Revista Galileu