No Dia Municipal de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado nesta terça-feira, 2 de abril, os vereadores de Natal aprovaram um Projeto de Lei para que pais de pessoas com autismo tenham atendimento psicossocial prioritário na rede municipal. A matéria é uma das sete aprovadas em segunda discussão durante a sessão ordinária.
O PL nº 285/2023, de autoria do vereador Dickson Júnior (PDT), prevê prioridade no atendimento psicossocial para mães, pais e responsáveis, que se dedicam integralmente ao cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “São pessoas que vivem uma rotina exaustiva, precisando acompanhar os filhos no tratamento, consultas e que precisam de cuidado também. Por isso, a proposta é melhorar o atendimento e o acolhimento a esses familiares”, disse o autor.
O data 2 de abril para conscientização sobre o autismo foi estabelecida em 2007 para difundir informações à população sobre o TEA e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Neste sentido, a Câmara realiza na noite desta terça-feira uma solenidade em reconhecimento a pessoas, instituições e autoridades que possuem relevantes serviços prestados à causa.
Fonte: CMN