A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta sexta-feira (7) uma audiência pública com a temática “Proposta do Novo Porto de Natal”, proposição do vereador Professor Robério Paulino (PSOL).
“O nosso estado não tem um porto do tamanho adequado e compatível com o aumento das exportações. Abrimos esse debate pois existe uma proposta de fazer um grande porto ali ao lado do Rio Potengi”, afirmou o vereador Robério, que também explicou: “Esse projeto possibilita diversos benefícios para a cidade como a geração de empregos e a melhora nas exportações do estado. Entretanto, ainda existe o contraponto da preocupação ambiental, já que o leito do Potengi é viveiro de muitas espécies e a proposta é fazer uma intervenção considerável ali. Trouxemos esse debate ao público com a intenção de ouvir todas as partes e encontrarmos juntos uma solução para isso”.
Na mesa de debate estavam representantes da Companhia Docas do RN (Codern), Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Marinha do Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento Mangue Vivo e Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários (Sinporn).
Darlan Santos, representante do Cerne, apresentou projetos e afirmou que a ampliação do porto poderá ser uma obra de grande valor para a economia do estado. “Nosso estado ocupa uma posição estratégica, que é muito próximo a outros continentes, além de também conseguir escoar para o restante do território brasileiro. No entanto, os navios aumentaram e tivemos a construção da ponte. E com o crescimento da cidade, que com o tempo foi abraçando o porto de Natal, a ampliação do local foi prejudicada. Portanto é muito importante dizer que esse é um projeto de infraestrutura que vai trazer uma boa resposta econômica para o estado”.
“O RN tem ficado atrás dos estados vizinhos que tem o porto com porte significativo e nós estamos sempre limitados por diversas questões e temos interesse que o porto seja melhorado. Isso significa um avanço não só na economia de Natal, mas de todo o estado”, declarou a secretária adjunta da Semurb, Eudja Maria.
Os vereadores Herberth Sena (PL) e Felipe Alves (União Brasil) também participaram da audiência.