Câmara Municipal outorga Título de Cidadã Natalense à poetiza paraibana Ozany Aparecida Gomes da Silva

Na última quarta-feira (23), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadã Natalense à pedagoga e poetiza Ozany Aparecida Gomes da Silva, por proposição da vereadora Divaneide Basílio (PT).

Paraibana de João Pessoa, a homenageada é membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte, desde 2007, quando iniciou militância na cena cultural de Natal. Em 2015, foi eleita presidente da SPVA/RN, e, por oito anos, coordenou vários projetos literários e culturais na capital e região metropolitana, dentre os quais, a Virada Poética de Natal, promovida pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte), em alusão ao Dia da Poesia. Também como presidente da SPVA/RN, ela tomou à frente do projeto Poetas nas Escolas e idealizou o Encontro Lítero-musical, o Debate Literário Virtual e a Exposição de Fotos e Poemas Itinerantes.

“Essas são inegáveis contribuições de Ozany para Natal, na área de atuação dela, que envolve educação e cultura. Podemos dizer que foi uma retribuição dela à acolhida que recebeu desde que adotou Natal como sua casa. Ozany representa a poesia, a literatura e a arte, e teve papel importante para o protagonismo de outras mulheres à frente desses processos criativos. Estamos outorgando uma cidadania para alguém que já é natalense de fato, pela sua trajetória. Março é o mês da poesia e da mulher, por isso escolhemos fazer essa solene neste mês”, justificou a propositora.

“Recebo esse título com muita satisfação e como um reconhecimento à trajetória que iniciei em 2007. Agradeço essa homenagem, sabendo que contei com muitas pessoas, que me ajudaram a desenvolver tantas ações através da SPVA/RN”, disse a homenageada, que destacou entre as principais realizações dela o projeto Poetas nas Escolas, que visitou salas de aulas em Natal e região metropolitana, alcançando cerca de 30 mil alunos, além de ações de divulgação dos poetas potiguares e da ativação de polos da SPVA/RN em vários municípios potiguares.