Caminhada Histórica: preparação para o Enem inclui roteiro pelo Patrimônio Cultural de Natal que acontece neste sábado, 27

Assuntos ministrados em sala de aula vão ganhar uma nova abordagem com a visita dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, dos colégios Salesiano São José e Dom Bosco, aos pontos históricos e monumentos de Natal. Eles participarão de uma Caminhada Histórica neste sábado, 27, das 7h às 13h, pelos bairros do Alecrim, Cidade Alta e Ribeira. A atividade faz parte da preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e visa proporcionar um aprendizado prático e interativo sobre a história e a cultura do Rio Grande do Norte.

Os pontos de referência do circuito incluem a Igreja de São Pedro, o Cemitério do Alecrim, a Cruz da Bica, a Igreja de Santo Antônio (Convento Santo Antônio), a Igreja Matriz, a Igreja do Rosário (Mirante do Rio Potengi), a Casa do Estudante, a Praça das Mães e o Salesiano São José. O trajeto foi cuidadosamente planejado para que os alunos possam explorar o entorno de cada um desses pontos, contemplando os aspectos pedagógicos definidos pelos professores.

A caminhada abrangerá conhecimentos sobre as áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, integrando os componentes curriculares de História, Geografia, Sociologia e Biologia. Sob a orientação dos professores Henrique Lucena, Matheus Câmara, Gustavo Rachetti e Luciano Ramos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades e competências essenciais para o ENEM, ao mesmo tempo em que observam diretamente o patrimônio histórico-cultural de Natal.

“O objetivo principal desta atividade é permitir que os estudantes relacionem os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade histórica e cultural da cidade. Através da caminhada, eles poderão compreender melhor os elementos culturais que constituem as identidades locais, as transformações dos espaços geográficos como resultado das relações socioeconômicas e culturais e a importância das instituições sociais, políticas e econômicas na formação da sociedade”, detalha o projeto.