O Blog do Barreto divulgou neste sábado, 14, que com a maioria das pesquisas indicando que a liderança da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) foi superada pelo deputado estadual Allyson Bezerra (SD) na disputa pela Prefeitura de Mossoró, ainda existe a possibilidade de um problema ainda maior mais a frente: a perda dos direitos políticos. A prefeita é alvo de uma ação de captação ilícita de sufrágios e abuso de poder político movida pela Coligação Mossoró que o Povo Quer sob a acusação de condicionar a realização de uma festa de réveillon à reeleição dela.
O promotor eleitoral Romero Marinho opinou pela cassação do registro de candidatura de Rosalba. “Embora não haja pedido expresso de voto no vídeo constante dos autos, é inconteste ter havido, a promessa da realização do evento festivo de final, somente, em caso de vitória da candidata, o que, ante o fato de ter ocorrido durante o período eleitoral, deixa implícita a intenção da candidata de, com essa conduta, cooptar votos para sua campanha, tornando, portanto, ilícita tal conduta”, avaliou.
Ainda que seja derrotada no pleito de amanhã a ação pode deixar Rosalba inelegível. Como se diz em linguagem popular: “além da queda o coice”. Apontar para a possibilidade de perda dos direitos políticos de Rosalba por meio dessa ação não é mero exercício especulativo. O juiz da 34ª Zona Eleitoral Vagnos Kelly determinou a retirada do post do ar e arbitrou multa de R$ 10 em caso de descumprimento da decisão.