O projeto de extensão Caravana Espacial completou a meta de realizar 30 missões em 30 diferentes municípios do Nordeste Brasileiro. As três últimas cidades visitadas estão localizadas no estado do Maranhão, são elas: Raposa, Pinheiro e Peri Mirim. A equipe ainda retornou à cidade de Alcântara (onde já esteve, no ano passado) para uma missão especial: Caminho das Estrelas!.
A Caravana é composta por professores, estudantes e profissionais da UFRN. Nos dois anos de financiamento, a partir da Chamada 36/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o projeto esteve em cerca de 40 escolas, atendeu mais de 30 municípios e impactou milhares de pessoas distribuídas pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão. Além de tantas outras que de alguma forma foram tocadas pela sementinha da curiosidade sobre temas que envolvem o espaço e as tecnologias desenvolvidas pelo homem na busca de sua compreensão.
O projeto construiu um acervo de equipamentos didáticos, materiais para divulgação científica sobre astronáutica, astronomia e física, com acessibilidade e inclusão. Além de uma bagagem simbólica repleta de relatos de pessoas sensibilizadas pelas ações, assim como fotos e vídeos, publicados no site do programa e no perfil do Instagram @caravanaespacial.
Estudantes puderam vivenciar conteúdos pouco explorados nas escolas, muitas vezes pela falta dos instrumentos necessários para promover a prática. Sandra Nogueira, diretora da Escola Municipal São Benedito, situada no povoado de Três Marias, em Peri Mirim/MA, a 95km da capital do estado, explica que, mesmo em condições difíceis, como uma sala apertada e quente, “nunca tinha visto nossos alunos tão interessados em alguma coisa como eles estão agora”.