Carne vermelha faz mal para a saúde? Saiba o que diz a ciência

Um hambúrguer suculento é um alimento básico na dieta de muitos australianos. No entanto, pesquisas mostram que o consumo regular de carne vermelha pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Mas será que comer um hambúrguer de carne bovina é pior para a saúde do que comer o bife magro de um animal alimentado com capim? E quanta carne vermelha deveríamos realmente comer?

Tipos de carne vermelha
Em primeiro lugar, é bom esclarecer que a carne vermelha se refere a toda carne muscular de mamíferos. Então isso inclui carne bovina, cordeiro, porco, vitela, carneiro e cabra.

Então podemos distinguir os tipos de carne vermelha pela forma como o animal foi criado e como a carne é processada. Aqui estão alguns termos-chave que você deve saber.

A carne convencional, também chamada de grain-fed, é a carne de animais que são alimentados com pasto durante parte de suas vidas, e que depois recebem uma dieta à base de grãos durante o restante. A maior parte da carne vermelha disponível nos principais supermercados é grain-fed.

A carne grain-fed vem de animais que pastaram durante toda a vida. Isto significa que essa carne tende a ter níveis mais elevados de gorduras insaturadas do que a carne convencional, e é por isso que algumas pesquisas sugerem que ela é mais saudável. A carne grain-fed também custará mais, provavelmente.

Fonte: Revista GALILEU