Cartilha de Autodefesa da Juventude Negra é lançada na Câmara de Natal

Marcando a despedida do vereador Pedro Gorki (PCdoB) do mandato parlamentar, devido ao retorno da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) que é titular do cargo, a Frente Parlamentar da Juventude, presidida por ele na Câmara Municipal de Natal, realizou uma audiência pública nesta sexta-feira (1°), na qual foi lançada a Cartilha de Autodefesa da Juventude Negra e Periférica Contra a Violência Policial.

O documento traz orientações, instrui sobre a identificação de atos de violência e de abusos, além de contatos dos órgãos de defesa para denúncias sobre violação de direitos. “É mais um instrumento de autodefesa contra a violência da juventude negra. Nosso objetivo é para que a juventude da periferia passe a ocupar as universidades e não as penitenciárias, construindo dia a dia, de maneira empenhada uma sociedade antirracista, livre e igualitária, de paz e de direitos respeitados”, destacou Pedro Gorki.

De acordo com o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO/UFRN), entre 2011 e 2021, mais de 90% dos jovens assassinados na capital eram negros, refletindo a desigualdade nas áreas de maior vulnerabilidade localizadas nas regiões Norte e Oeste. “É importante que a juventude e estudantes negros estejam aqui para dizer que é inadimissível viver num país que mata sua juventude, principalmente a negra. A cartilha instrui o jovem a se defender e denunciar a violência que sofre”, apontou o vice-presidente da União Brasileira de Estudantes (UBES), Roberth Góis.