O Dia Livre de Impostos acontece há 18 anos em todo Brasil, com o intuito de conscientizar a população, o poder público e o varejo, a respeito da alta carga tributária paga no País. Este ano, a ação será realizada na próxima quinta-feira (6), quando lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal comercializarão produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.
A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Participam da ação, lojas de rua do varejo, shopping centers, restaurantes, prestadores de serviço e postos de gasolina. Hoje segunda-feira (03/06), a CDL Jovem Natal , responsável pela ação na capital potiguar, fará o lançamento oficial da campanha, oportunidade em que apresentará a programação das atividades para o dia 06/06, lojas participantes, e metas da ação deste ano.
“O Dia Livre de Impostos é uma ação fundamental para ilustrar a diferença entre o preço real dos produtos e o quanto é acrescentado em impostos. Essa iniciativa demonstra de forma prática e tangível, o tamanho da carga tributária, como também estimula o debate público sobre a necessidade de uma reforma tributária justa e eficiente”, afirma Saulo Medeiros, presidente da CDL Jovem Natal.
O empresário reforça que o DLI alerta os consumidores sobre a importância de exigir transparência e eficiência na aplicação dos recursos arrecadados pelo governo. “É essencial que todos entendam o impacto dos impostos em suas vidas e se engajem na busca por um sistema tributário que seja mais equitativo e que incentive o desenvolvimento sustentável do nosso país. O Dia Livre de Impostos é uma oportunidade de conscientização e um chamado à ação para todos os brasileiros”, finaliza Saulo Medeiros.
A expectativa da organização é de que mais de 100 mil lojas de todo o país participem da ação em 1.500 cidades. E que mais de 2 milhões de consumidores sejam beneficiados com os descontos.