MC Loma anunciou, nas redes sociais, que está grávida de quase nove semanas e disse estar preocupada porque o médico recomendou repouso. A artista de 19 anos afirmou que teve um descolamento de placenta. O g1 ouviu dois médicos ginecologistas, que explicaram que, nessa fase inicial da gestação, o diagnóstico seria de descolamento ovular ou de saco gestacional.
Com o tempo gestacional de aproximadamente nove semanas, não é possível chamar de descolamento de placenta, segundo o ginecologista Olímpio Morais. Ele é diretor do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), que é referência no estado para partos de alta complexidade e atende também emergências.
Olímpio explicou que o descolamento de placenta só ocorre a partir de 22 semanas de gestação. Antes disso, pode ser uma ameaça de abortamento ou apenas “achado”, que é um diagnóstico que pode ser feito devido à evolução dos equipamentos de ultrassom, ainda de acordo com o especialista.
“Se ela tem alguma queixa, alguma cólica, algum sintoma, aí a gente chama de ameaça de abortamento. Se ela não sente nada, é apenas um achado ultrassonográfico, que deve ser observado para ver se não aumenta. O ultrassom hoje é muito detalhista, ele vê porções de sangue que não via. […] Pode ter um achado e a gravidez caminhar normal”, afirmou Morais.