Com apenas um ano do início de seu funcionamento, o CEJUSC-Juizados já tem o que comemorar. Tocado pela juíza coordenadora dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Estado do Rio Grande do Norte, Sulamita Bezerra Pacheco, o Centro atingiu a marca de 1.000 acordos homologados desde o mês de maio de 2021 até o presente momento.
Ligado à Coordenadoria Estadual dos Juizados Especiais do RN, o CEJUSC-Juizados ainda está em fase de estruturação, mas dispõe em sua estrutura a Unidade Móvel de Trânsito e o Juizado do Aeroporto. No Centro, tramitam ações extrajudiciais e judiciais, sendo que essas duas unidades, que estão pleno em funcionamento, fazem atendimentos pré-processuais.
Segundo a coordenadora da unidade, Katia Cristina Pereira de Seabra Santos, o sucesso na quantidade de acordos firmados aconteceu graças a atuação processual que está sendo estruturada no CEJUSC-Juizados com a volta das audiências presenciais e também devido à chegada de estagiários para atuarem no setor.
Para continuar com essa atuação exitosa, a coordenadora revelou que o Centro está em vias de assinatura de convênios com instituições públicas e privadas, no sentido de fortalecer as ações de resolução de conflitos de forma consensual e extrajudicial, trazendo celeridade para as partes e desafogando o Poder Judiciário.
Fonte: TJRN