As Centrais do Cidadão registraram mais de quatro mil atendimentos entre os dias 26 e 30 de abril, quando voltaram a funcionar, exclusivamente, para emissão de RG (Registro Geral). O serviço realizado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) beneficiou, só nessa semana, cerca de 4.500 pessoas, que conseguiram retirar a 1ª, 2ª ou 3ª via da Carteira de Identidade.
A reabertura das unidades faz parte da retomada segura e gradual dos serviços das Centrais do Cidadão, coordenada pela Secretaria Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci). De acordo com a pasta, uma série de fatores foram decisivos para o retorno dos atendimentos presenciais. Entre eles, a demanda reprimida pelo serviço de emissão de RGs, notadamente na Região Metropolitana de Natal, bem como devido ao pagamento do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal, que exige do cidadão documento oficial de identificação com foto.
Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte, as unidades estavam fechadas temporariamente desde 1º de março de 2021. Na retomada, as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus foram intensificadas. “A Administração Estadual vem enfrentando inúmeros desafios quanto à garantia da saúde da população e à prestação segura e eficiente dos serviços públicos. No tocante às Centrais do Cidadão, estamos adotando e reforçando todas as medidas que estão ao nosso alcance, para ampliar a proteção de todos”, declarou o coordenador da Codaci, Luis Renato Nogueira.