Gradativamente, novas formas de interação com os meios tecnológicos fazem parte da realidade social. Pensando nisso, o Centro de Tecnologia (CT), junto com o Departamento de Direito Público (Dipub) e o Instituto Potiguar de Tecnologia e Sociedade (IPTecS), vinculados à UFRN, promovem o 4° Encontro Regional de Direito, Tecnologia e Inovação (ERDiTI). O evento acontece nos dias 19 e 20 de agosto, no novo Auditório do CT, com início às 14h. Interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, acessando o Sigaa.
A programação conta com workshops, mesas-redondas, oficinas, palestras e grupos de trabalho, que atuam na produção, pesquisa e aprendizagem. Nesta edição, as atividades desenvolvidas abordarão temas como: Fake News e Combate à Desinformação nas Eleições 2022; Meio Ambiente e Tecnologia; Produção de Provas Digitais; Segurança da Informação e Proteção de Dados; Inteligência Artificial. Acontecerá também um Ideathon, no qual participantes vão competir em uma espécie de maratona para desenvolvimento de um aplicativo ou sistema de software à solução de um problema proposto.
José Alfredo, docente e um dos coordenadores da ação, ressalta que, nesse evento, busca-se debater questões como o uso de dados por empresas, direito do consumidor e comércio eletrônico e aplicativos que utilizam algoritmos de aprendizado de máquinas tecnológicas. “Assuntos como crimes digitais, segurança da informação e proteção de dados, democracia digital e os problemas e implicações da disseminação de fake news em plataformas de comunicação também serão discutidos”, pontua.
O docente ainda esclarece que o ERDiTI é realizado anualmente e reúne estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de Direito, Tecnologia e Informação com o objetivo de identificar problemas e discutir soluções que possam contribuir com cenários aplicáveis a esses campos de atuação. “O evento enfatiza a necessidade de atravessar barreiras e agregar disciplinas de Direito e Tecnologia no intuito de auxiliar na melhoria da qualidade da interação entre as pessoas e as tecnologias”, conclui.
A primeira edição ocorreu em 2019, no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), contando com a participação de palestrantes e espectadores de várias localidades do Nordeste e do país. Com a temática Maximizando a Inteligência Artificial sob a égide da Privacidade de Dados, a ação esteve ligada a discussões acerca de como a sociedade pode aproveitar as soluções tecnológicas da inteligência artificial sem ferir direitos fundamentais, como liberdade de expressão, igualdade e dignidade do indivíduo.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, os interessados podem contatar a equipe de organização do ERDiTI pelo Instagram @encontroerditi ou pelo e-mail erditi2022@gmail.com e gedinaufrn@gmail.com.