A agência de notícias estatal russa Tass informou nesta quarta-feira (23/08) que um avião particular caiu na Rússia, matando 10 pessoas. De acordo com a agência, o chefe do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava na lista de passageiros. Todos os 10 ocupantes do voo morreram, segundo a Tass. Oito corpos foram encontrados no local do acidente após as primeiras buscas, informou a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.
Segundo a imprensa russa, os corpos estariam totalmente carbonizados, motivo pelo qual seria necessário exame de DNA para confirmar as identidades das vítimas. Nas redes sociais russas são discutidas diferentes versões sobre o ocorrido. Em um vídeo publicado pelo diário digital Gazeta.ru – mas ainda não selecionado por meios independentes – pode-se ver como o aparelho se precipita estrepitosamente contra a terra no chão de umas viviendas rurais, depois de produzir uma forte explosão.
A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya) iniciou uma investigação sobre a queda do avião da Embraer, modelo Embraer Legacy, ocorrida na região de Tver, de acordo com a entidade, em comunicado citado pela agência Tass, confirmando que o nome Yevgeny Prigozhin estava na lista de passageiros do voo.
De acordo com as autoridades de emergência, o avião transportava três pilotos e sete passageiros e caiu quando voava entre Moscou e São Petersburgo, não havendo registro de sobreviventes.
O Ministério de Situações de Emergência da Rússia informou que as operações de busca já começaram perto da vila de Kuzhenkino na região de Tver, cerca de 100 quilômetros ao norte da capital russa.
Fonte: DW Brasil