China diz que vai ‘esmagar’ qualquer plano de independência de Taiwan e que isso seria ‘incompatível com a paz’

O Ministério de Defesa da China afirmou nesta sexta-feira (12) que o Exército do país está em alerta e vai tomar todas as ações para “esmagar” qualquer plano de independência de Taiwan. O Exército vai defender a soberania e integridade territorial chinesas de forma decidida, disse Zhang Xiaogang, um porta-voz do Ministério da Defesa. Ele afirmou isso ao responder um comentário de um jornalista sobre uma melhoria da frota aérea de Taiwan, que tem planos de comprar ainda mais aeronaves dos Estados Unidos.

O Ministério da Defesa da China disse que, mesmo com a compra de armas dos EUA, o partido independentista de Taiwan “não pode deter a tendência de reunificação completa da pátria”. A China afirma que Taiwan faz parte de seu território. Os chineses sempre deixaram claro que não descartam usar a força para reintegrar a ilha ao território da China continental.

Haverá eleições presidenciais em Taiwan no sábado (13). O partido pró-independência, que está no poder, é o favorito para vencer. O governo da China tem um Gabinete de Assutos para Taiwan. Esse órgão afirmou nesta quinta-feira que a independência de Taiwan é “incompatível com a paz no Estreito de Taiwan e é contrária aos interesses e bem-estar do povo de Taiwan”.

Fonte: G1