China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

O número de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas na China ultrapassou a marca de um bilhão, informaram autoridades de saúde do país no domingo (20/06). A quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo até o momento. Em todo o mundo, a contagem de doses de vacinas aplicadas contra a doença superou as 2,5 bilhões nesta sexta, segundo levantamento feito pela agência AFP a partir de fontes oficiais.

Não está claro qual percentual da população da China já foi imunizado, mas o ritmo de vacinação acelerou após um início lento, já que o combate efetivo à covid-19 no país asiático no começo de 2020 derrubou o número de casos e afastou o senso de urgência da vacinação.

A menor demanda interna em um primeiro momento contribuiu para que a China se tornasse um grande exportador de vacinas contra a covid-19, e usasse os imunizantes como instrumento de diplomacia, especialmente em países na Ásia, África e América Latina.

No Brasil, 49,7% das doses aplicadas até o momento são da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan a partir do Insumo Farmacêutico Ativo importado da China. Em segundo lugar, com 45,6% das doses, está a vacina da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também a partir do insumo importado da China. Os dados são do painel sobre vacinação mantido pelo Ministério da Saúde.

Fonte: DW Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial