A China anunciou nesta terça-feira (27) que voltará a emitir, a partir de 8 de janeiro de 2023, passaportes para cidadãos chineses que desejam viajar ao exterior a turismo ou para visitar amigos e familiares, além de retomar alguns vistos de trânsito para viajantes internacionais. Segundo as autoridades de imigração, com a medida, os residentes chineses poderão voltar a usufruir do turismo internacional de “forma ordenada”.
Além disso, os residentes da China continental poderão se beneficiar novamente da emissão de vistos para viajar a Hong Kong a turismo e a negócios. Por outro lado, os viajantes estrangeiros poderão obter um visto de trânsito entre 24 horas e 144 horas em algumas cidades chinesas, se cumpridos uma série de requisitos.
No entanto, as autoridades de imigração chinesas não mencionaram a volta de emissão de vistos de turismo para estrangeiros que queiram viajar à China. Sobre essa questão, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse que a China continuará ajustando “dinamicamente” as políticas de vistos “para estrangeiros” de acordo com a situação da pandemia.