Choveu mais de 100 milímetros em 24 horas na região Metropolitana

A semana começou com chuvas no Rio Grande do Norte, com maior concentração em municípios do Leste Potiguar, especialmente os da região Metropolitana. Na zona Sul de Natal as chuvas chegaram a 121.2 milímetros (mm) entre as 18h da segunda-feira (3) e as 18h de ontem, segundo registrou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Somente na madrugada, o acúmulo na capital foi de 64 mm. Mesmo sem registro de vítimas, as precipitações deixaram os comitês de monitoramento da Prefeitura e do Governo do Estado em alerta. A previsão é de que as chuvas diminuam desta quarta-feira até a sexta, mas retornem no próximo fim de semana.

“A chuva deverá diminuir a partir dessa quarta até sexta e no final de semana retorna à faixa litorânea. Podem ocorrer pancadas de chuva no interior que registra período de estiagem”, informou o meteorologista da Emparn Gilmar Bristot.

Ele explica que no mês de junho a média de chuvas é superior a 350 mm, dependendo das condições do oceano atlântico. “Como a temperatura está mais quente do que o normal, a tendência é que esse ano tenhamos chuvas acima do normal também, igualmente para os meses de julho e agosto”, destacou.

As condições dos ventos também estão favoráveis a este cenário trazendo mais umidade e instabilidade para o litoral. Entre as 18h da segunda e as 18h de ontem, cidades como Vila Flor, Tibau do Sul, Bahia Formosa, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante também tiveram áreas com índices acima de 100 mm. A Defesa Civil estadual identificou pontos de alagamentos nestas cidades e também em Canguaretama, Nísia Floresta, Ceará Mirim, além de movimento de massa (deslizamento) em Senador Georgino Avelino.

Fonte: Tribuna do Norte