CIÊNCIA: Cientistas criam óvulos de rato a partir de machos

Um grupo de cientistas conseguiu criar óvulos de ratos a partir de ratos machos, um desenvolvimento que abre novas possibilidades radicais de reprodução, de acordo com reportagem publicada na quarta-feira (08/03) pelo jornal britânico The Guardian. O avanço pode abrir caminho para tratamentos de formas graves de infertilidade, além de poder ser um passo para possibilitar futuramente que casais do mesmo sexo tenham um filho biológico.

“Este é o primeiro caso de produção de ovócitos robustos de mamíferos a partir de células masculinas”, disse Katsuhiko Hayashi, que liderou o trabalho na Universidade de Kyushu, no Japão. O cientista é reconhecido internacionalmente como pioneiro no campo da cultura de óvulos e espermatozoides em laboratório. Ovócitos, ou óvulos, são as células reprodutivas femininas.

Hayashi apresentou sua descoberta nesta quarta-feira na terceira Cúpula Internacional sobre Edição do Genoma Humano no Francis Crick Institute em Londres. O cientista afirmou que sua pesquisa, ainda não publicada em revista científica, está em um estágio muito inicial, que os óvulos são de baixa qualidade e que a técnica não poderia ser usada com segurança em humanos nesta fase.