Ciência e Engenharia de Materiais abre inscrições para o mestrado na UFRN

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgEM) do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET/UFRN) está com vagas abertas para o mestrado. Das 17 vagas ofertadas, 15 são destinadas à ampla concorrência e duas para capacitação interna dos servidores efetivos ativos da UFRN. O mestrado segue três áreas de concentração: Materiais CerâmicosMateriais Metálicos; e Materiais Poliméricos. As inscrições podem ser solicitadas até o dia 12 de janeiro pelo Sigaa. Para mais informações, acesse o edital.

Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário e também responder o questionário complementar, os dois presentes no Sigaa. Ao preencher a ficha de inscrição, o participante deve informar a área que pretende estudar, documentação comprobatória do seu currículo, cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, cópia de RG e CPF, histórico escolar de graduação e resumo do projeto de dissertação de mestrado. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF.

O processo seletivo é composto por quatro etapas: homologação da inscrição; prova escrita de conhecimento; análise de currículo; e resultado final. Após a homologação da inscrição, uma comissão, formada por três professores, vai aplicar uma prova individual e presencial para os participantes que tiverem suas inscrições deferidas. A data da prova vai ser divulgada como notícia na área do candidato na página do processo seletivo pelo Sigaa. 

O resultado de cada etapa é inserido na área do candidato pelo Sigaa, já o resultado final é divulgado no dia 7 de fevereiro, também na página do Sigaa. Para os candidatos aprovados, é necessário confirmar interesse na vaga preenchendo o formulário de cadastramento de aluno regular até as 18h do dia 14 de fevereiro. Ao manifestar interesse, o aluno deve apresentar os documentos originais do RG, CPF, certidão de quitação eleitoral, comprovante de quitação com o serviço militar – quando pertinente -, diploma de graduação ou de curso reconhecido pelo MEC e carta de aceite de orientação.