CIÊNCIA: Galáxia mais distante já detectada é vista a 13,5 bilhões de anos-luz

Em estudo publicado nesta quinta-feira (7) no The Astrophysical Journal, a galáxia HD1, localizada a 13,5 bilhões de anos-luz, foi considerada como sendo a mais distante já identificada. Astrônomos dizem que ela também pode ser o objeto astronômico mais distante de todos os tempos. A descoberta foi realizada por uma equipe internacional de cientistas, incluindo pesquisadores do centro de astrofísica norte-americano Harvard & Smithsonian. Mas especialistas já haviam começado a especular o que é a galáxia em uma pesquisa anterior, disponibilizada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society Letters.

Havia duas ideias para definir HD1: ela podia ser uma galáxia starburst, que está fabricando estrelas a uma taxa alta, podendo ser lar das primeiras estrelas do universo; ou o objeto podia conter um buraco negro supermassivo com cerca de 100 milhões de vezes a massa do Sol.

“Responder a perguntas sobre a natureza de uma fonte tão distante pode ser um desafio”, afirma em comunicado Fabio Pacucci, principal autor do estudo anterior e coautor do artigo mais recente. “É como adivinhar a nacionalidade de um navio pela bandeira que ele estende, estando longe em terra, com o navio no meio de um vendaval e neblina densa.”

Fonte: Revista Galileu