Um registro inédito mostra, em uma única imagem, a sombra do buraco negro no centro da galáxia Messier 87 (M87) e o poderoso jato expelido por ele. A foto foi publicada nesta quarta-feira (26) na revista Nature. A nova imagem é resultado de observações feitas em 2018 com uma rede de radiotelescópios ao redor do globo trabalhando juntos como um telescópio virtual do tamanho da Terra.
Esta rede de telescópios inclui: o Global Millimeter VLBI Array (GMVA); o Greenland Telescope (GLT) e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma), do qual o Observatório Europeu do Sul (ESO) é parceiro.
Com o registro, os astrônomos agora podem entender melhor como os buracos negros podem lançar jatos tão energéticos — um problema antigo na astronomia. A nova imagem revela como a base de um jato se conecta com a matéria que gira em torno do fenômeno supermassivo chamado M87*.
Anteriormente, só foram obtidas imagens separadas da região próxima ao buraco negro e ao jato. “Esta nova foto completa a imagem, mostrando a região ao redor do buraco negro e do jato ao mesmo tempo”, conta Jae-Young Kim, pesquisador da Universidade Nacional de Kyungpook, na Coreia do Sul, em comunicado.
Fonte: Revista Galileu