Ciência testa composto psicodélico com ação antidepressiva e sem efeitos alucinógenos

Ao mirar na elaboração de tratamentos de transtornos psiquiátricos como a depressão, pesquisadores da Universidade da Califórnia (UC) em Davis, nos EUA, fizeram uma importante descoberta. Eles identificaram um psicodélico que tem propriedades antidepressivas mas não causa efeitos alucinógenos — uma grande preocupação médica no uso de drogas como essa.

O achado foi possível graças ao desenvolvimento de um sensor fluorescente capaz de mostrar a ação, em tempo real, de um importante neurotransmissor do sistema nervoso central: a serotonina. Batizado de psychLight, o dispositivo indica a relação entre substâncias e a ativação de um tipo de receptor da serotonina, chamado de 5-HT2AR ou 2A, cuja atividade é prejudicial às ações terapêuticas de tratamentos antidepressivos.

O que os chamados psicodélicos clássicos e antipsicóticos atípicos fazem é bloquear o receptor 2A. Mas esse tipo de terapia psicodélica exige que uma equipe médica atue de forma próxima ao paciente em sua orientação e supervisão, relata David Olson, professor do departamento de química da UC. “Já uma droga que não causa alucinações pode ser ministrada em casa”, diz, em comunicado.

Fonte: revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial