Cientista da USP participa de descoberta de nova galáxia satélite da Via Láctea

Uma galáxia minúscula e ultrafria que orbita a Via Láctea foi descoberta pela Delve Survey, uma colaboração internacional para observação do Universo, composta de mais de 80 membros de diferentes instituições. A partir de métodos de modelagem estelar e análises da luz é esperado que a Aquarius III, como foi denominada, tenha algumas centenas ou poucos milhares de estrelas, número pequeno até mesmo para outras galáxias satélites.

A Grande Nuvem de Magalhães (LMC), por exemplo, reúne um número estimado entre 10 bilhões e 30 bilhões de estrelas. Essas proporções ainda são ínfimas comparadas a grandes galáxias como a Via Láctea, que contêm entre 100 bilhões e 400 bilhões de estrelas.

O astrônomo Guilherme Limberg fez doutorado no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e foi um dos pesquisadores envolvidos no reconhecimento e confirmação da Aquarius III. Para ele, a investigação de galáxias tão pequenas como a descoberta pelo grupo pode dar pistas dos processos formadores do Universo e dos corpos celestiais.

Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/cientista-da-usp-participa-de-descoberta-de-nova-galaxia-satelite-da-via-lactea/