Pelo que se acredita ser a primeira vez na história, a empresa de tecnologia de fusão nuclear Shine Technologies demonstrou visivelmente a radiação Cherenkov. Foi possível ver uma bela luz azul-violeta sendo liberada enquanto núcleos atômicos se uniam. O experimento, anunciado pela companhia em 3 de agosto, aconteceu em sua sede principal em Janesville, no estado norte-americano de Wisconsin. O efeito da radiação Cherenkov foi impulsionado por uma fusão dos isótopos do hidrogênio deutério e trítio.
Conforme explica a Shine Technologies em comunicado, essa radiação tradicionalmente produzida por reatores de fissão é “uma forma de energia que emite um brilho azul quando partículas carregadas se movem mais rápido que a velocidade da luz em um meio específico como a água.”
Quando está na água, a luz viaja a cerca de 75% de sua velocidade normal. As partículas mais rápidas do que isso formam uma onda de choque à medida que diminuem a velocidade, liberando energia que cria o brilho azul.
No caso da fusão, acredita-se que as partículas carregadas rapidamente sejam criadas quando o hidrogênio absorve um nêutron e emite um raio gama de alta energia que atinge um elétron, acelerando-o até quase a velocidade da luz.
Fonte: Revista GALILEU